Blog

Quais as vantagens do trabalho temporário?

GO2B

Compartilhar

A contratação de trabalho temporário é uma modalidade muito procurada por empresas que precisam obter serviços específicos, sem a necessidade de contratações fixas, que acabam se tornando despesas na folha de pagamento.

 

Veja como aproveitar as vantagens deste tipo de contratação:

 

  1. Sem pagamento de multa sobre o FGTS

Em relação a certos encargos, é possível sentir a diferença sobre o caixa empresarial, já que a contratação de trabalho temporário possibilita a economia de muitos encargos fiscais.

 

O recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para o trabalhador temporário segue as mesmas regras que para os outros trabalhadores, mas com uma diferença: não existe indenização de multa de 40% sobre o FGTS no momento em que há o desligamento do trabalhador ao término do contrato.

 

  1. Oportunidade de conhecer novos talentos

Outra vantagem do trabalho temporário é a possibilidade de a empresa conhecer novos profissionais, o desempenho individual de cada um e, posteriormente, poder contratá-los definitivamente.

 

Nesse caso, o empregado temporário pode mostrar sua capacidade e desenvolver suas habilidades. É uma boa oportunidade, inclusive, para os jovens iniciantes.

 

  1. Menos despesas na folha de pagamento

Certamente outra boa vantagem financeira para a empresa é enxugar sua folha de pagamento. Uma empresa cheia de funcionários permanentes deve assumir salários e encargos pesados que, em médio e longo prazos, representam custos que reduzem a margem de contribuição e/ou a margem de lucro líquido.

 

O trabalho temporário torna-se uma possibilidade de não manter na folha de pagamento custos recorrentes com o pagamento de colaboradores que exercem funções sazonais, por exemplo. 

 

Vale lembrar que a contratação de mão de obra temporária não tem o objetivo de burlar as leis trabalhistas ou eliminar a contratação efetiva. Isso porque muitas funções, especialmente aquelas relacionadas aos cargos de confiança, não podem ser facilmente designadas para um trabalhador temporário.

 

O objetivo aqui é reduzir custos e aumentar a produtividade em períodos de maior necessidade para a empresa, quando não é mandatório ter em seu quadro um funcionário efetivo, que vá gerar todas as despesas trabalhistas e permanecer pouco tempo na empresa.

 

Dessa forma, o empregado também sai ganhando com essa relação, sem manchar a sua reputação com eventuais desligamentos em curto prazo.

Compartilhar

GO2B

Soluções personalizadas que trabalham para o seu negócio

Entre em contato!

Se interessou por um do nossos serviços ou ficou com alguma dúvida?

Contato