Blog

Novo normal: Como treinar equipes a distância?

GO2B

Compartilhar

Em um mundo onde é possível fazer praticamente qualquer tipo de comunicação de forma digital, o treinamento de equipes também foi alcançado pelas novas tecnologias, assim como o trabalho remoto. Mas como fazer isso de forma eficiente? É o que vamos mostrar agora, com as dicas que você confere a seguir:

 

  1. Conheça seu time
    Durante a pandemia, reuniões semanais, feedbacks regulares e organização de pesquisas de clima organizacional são essenciais para acompanhar a equipe, apoiando tanto o gerente de RH quanto os líderes de departamento. Além de melhorar o andamento das atividades, esses recursos também destacam oportunidades de desenvolvimento, e fornecem insights para orientar a criação de cursos. 
  2. Visão geral das atividades
    O controle geral das operações de cada equipe ajuda a encontrar áreas problemáticas, identificando se existem, por exemplo, muitos funcionários com dificuldades em concluir a mesma tarefa ou a mesma etapa do processo de trabalho.
  3. Forneça as informações necessárias 
    Ao montar o cronograma de seu treinamento, preveja com antecedência o fornecimento de dispositivos, acessos e arquivos para consulta necessários para que todos estejam confortáveis.
  4. Automatize tudo
    No geral, a pandemia tornou a coordenação das tarefas diárias mais difícil.Para que isso não prejudique o êxito de seu treinamento, conte com ferramentas e plataformas que automatizam sua realização, colocando os conteúdos em sequência e facilitando o controle das atividades.
  5. Plano de interação
    Criar um treinamento dinâmico e interativo é a chave para atrair participantes. Principalmente no ambiente online, as pessoas esperam funções inovadoras e agilidade na comunicação.
    Dentro de um escopo razoável, deve-se apresentar conteúdo em diferentes formatos (e-books, infográficos, vídeos, webinars). Para garantir a conformidade, o ideal é treinar para usar as ferramentas e a linguagem que a equipe já domina e se inserir organicamente nas tarefas diárias.
    Portanto, na pesquisa de clima organizacional de sua empresa, perguntas sobre hobbies e canais de comunicação preferidos, para que sejam incluídos na construção do treinamento.Também ofereça espaço para discussão, como murais em grupos nas redes sociais e nas redes empresariais. Desta forma, conversas sobre treinamento podem ser organizadas sem se confundir com outras questões de trabalho.
  6. Aposte na gamificação
    Incorporar a lógica dos jogos ao seu treinamento estimula a participação da equipe. Além de apoiar a aprendizagem e tornar a experiência atrativa, a gamificação prevê recompensas aos colaboradores – gerando resultados a partir de uma competição saudável.
  7. Use exemplos
    Trazer exemplos como cases de sucesso ajuda na assimilação de conteúdo. Ao elaborar sua exposição, pense em formas de demonstrar a teoria na prática, com exercícios e a análise dos resultados. Os feitos da própria equipe podem servir de exemplo trazendo, de quebra, validação e reconhecimento.
  8. Atente-se para a frequência
    Cada treinamento criado é único e, por isso, tem carga horária e frequência próprias. Contudo, ao planejar o curso, tenha em mente que este deve facilitar a rotina da equipe em todos os sentidos, incluindo não tomar tempo de lazer ou de outras atividades profissionais.
  9. Dê atenção às lideranças
    A integração e capacitação de todos os colaboradores é muito importante, mas as lideranças merecem atenção especial por serem referências para as equipes, e estarem à frente de tomadas de decisão. Organize treinamentos de gestão nas áreas estratégicas para a empresa. Em pouco tempo, você verá resultados na performance dos líderes e dos integrantes de cada time.
  10. Mensure os resultados
    Para melhorar sempre seus treinamentos, seu planejamento deve contar com uma fase de KPIs para avaliar o sucesso do curso.Esta etapa auxilia também na elaboração de possíveis tarefas, como exercícios práticos e exames finais, influindo na preparação prévia dos colaboradores.
Compartilhar

GO2B

Soluções personalizadas que trabalham para o seu negócio

Entre em contato!

Se interessou por um do nossos serviços ou ficou com alguma dúvida?

Contato