Blog

Flexibilidade nas relações de trabalho: colocando em prática

GO2B

Compartilhar

Trabalhar das 8h às 18h e ir ao ambiente da empresa todos os dias. Apesar dessas atitudes fazerem parte da rotina da maioria dos trabalhadores há anos, hoje esse cenário está cada vez menos frequente e mais distante. Isso se deve, em grande parte, ao conceito de flexibilidade no trabalho.

 

Ele se refere a uma tendência econômica de flexibilizar a forma como os colaboradores trabalham, o que pode acontecer em vários aspectos. O comum é flexibilizar a jornada de trabalho, o que significa que os colaboradores podem estipular o horário mais adequado para a realização das suas atividades, desde que cumpram com todas as horas ou tarefas semanais exigidas.

 

Contudo, a flexibilidade não para por aí. Abrir espaço para que os colaboradores trabalhem em casa, em regime de home office, é outra possibilidade. Além disso, muitas empresas escolhem utilizar os espaços de coworking, locais onde a empresa pode compartilhar o ambiente organizacional com outros profissionais ou organizações, o que aumenta a motivação e produtividade do time, e ainda permite que os colaboradores se tornem mais criativos e ampliem o seu networking.

 

Os contratos flexíveis de trabalho também fazem parte desse processo. Eles podem ser contratos intermitentes ou de meio período, por exemplo. A contratação de profissionais autônomos também é outro exemplo de flexibilização no ambiente de trabalho. Tudo isso traz uma série de benefícios para a empresa e para os seus colaboradores. 

 

Empresas mais flexíveis acabam por atrair a atenção dos melhores talentos do mercado, formando um time de qualidade, capaz de gerar mais resultados para o negócio.

 

OS BENEFÍCIOS DE ADOTAR A FLEXIBILIDADE NO TRABALHO 

 

Ao adotar a flexibilidade no trabalho dentro da sua empresa, tanto colaboradores quanto organização são beneficiados. Vamos ver algumas vantagens dessa modalidade. 

 

MELHORA A QUALIDADE DE VIDA DOS COLABORADORES

 

Pessoas que desempenham múltiplas tarefas no seu dia a dia, precisam cuidar da carreira, dar atenção à família e ainda encontrar tempo para seus hobbies e lazer. Dedicar-se inteiramente ao trabalho faz com que se sintam constantemente estressadas, estando propensas até mesmo a adoecer com maior frequência. Tal fator impacta tanto na qualidade de vida e saúde do colaborador quanto na produtividade da empresa.

 

Quando existe a flexibilidade de horários ou mesmo a possibilidade de trabalhar a partir de casa, o funcionário produz no momento em que está propenso a isso, focado somente no trabalho, sem a preocupação com “quem vai buscar seu filho na escola”, por exemplo. Além disso, esse processo permite que ele concilie as exigências e necessidades da sua vida pessoal com as da vida profissional. 

 

GERA LEALDADE E CONSCIÊNCIA

 

Flexibilizar o trabalho dos colabores não é sinônimo de ausência de regras. Antes de mais nada, é importante conscientizar a equipe de que contar com uma jornada mais flexível não significa que o ambiente é desorganizado ou que cada um pode fazer o que bem entender. 

 

Dar vazão à criatividade das pessoas e estar aberto a debater ideias é uma forma de tornar seus colaboradores leais à sua empresa, capazes de cumprir as regras estabelecidas e cientes de suas responsabilidades em relação à empresa. 

 

ATRAI MELHORES TALENTOS 

 

Quando investe na flexibilidade no trabalho, você é capaz de adotar condições organizacionais melhores para que os colaboradores realizem as suas atividades. Isso não impacta apenas quem está dentro da empresa, mas também desperta a atenção dos melhores talentos do mercado, fortalecendo a sua marca.

 

AUMENTA O EQUILÍBRIO E A EMPATIA 

 

Trabalhar em casa ou ter flexibilidade de horários exige disciplina. É essa questão que assusta muitos gestores que pensam em aderir ao novo modelo. Para que ele realmente funcione, é necessário que haja equilíbrio e empatia de ambas as partes. Estar disposto a ouvir o outro e entender suas necessidades e anseios é o melhor caminho para que o trabalho flexível realmente funcione.

 

Com esses pontos, podemos perceber que performance e qualidade de vida devem andar juntos, possibilitando um ambiente mais saudável e pessoas mais motivadas a dar o seu melhor pela empresa. 

Compartilhar

GO2B

Soluções personalizadas que trabalham para o seu negócio

Entre em contato!

Se interessou por um do nossos serviços ou ficou com alguma dúvida?

Contato