Blog

Como a pandemia afetou o cenário do RH?

GO2B

Compartilhar

Com a pandemia, os impactos nas atividades do RH foram imensos, já que o setor é responsável por conduzir as decisões e mudanças na empresa junto aos líderes das organizações. 

Mais do que nunca, o RH tem um papel importantíssimo na segurança dos trabalhadores. Por isso, é fundamental que esses profissionais se atualizem para saber lidar com as demandas da empresa em meio à pandemia.

Vamos ver quais grandes mudanças aconteceram em função da pandemia:

 

Adaptação ao trabalho remoto

O trabalho remoto, que já estava ganhando espaço no mercado, ficou ainda mais conhecido neste momento de pandemia. Muitas empresas, que ainda não eram adeptas ao modelo, precisaram de adaptar ao home office, que se tornou a opção ideal para evitar a contaminação e aglomerações, obrigando as organizações a repensarem o seu jeito de trabalhar.

E para tudo funcionar de verdade, foi preciso criar diretrizes específicas para o home office, explicando as regras dessa modalidade e deixando claro para todos como funciona o modelo, quais são as responsabilidades de cada um e quais são as expectativas em relação às entregas, prazos e resultados.

Além disso, foi preciso fornecer todas as ferramentas necessárias para os profissionais exercerem suas funções, como celular corporativo e notebook, além de tudo o que for preciso para atender às necessidades das equipes no trabalho à distância. 

 

Novos usos da tecnologia

Um dos maiores desafios RH é a necessidade de implementar recursos tecnológicos para gerenciar as equipes à distância. O registro de ponto, por exemplo, precisa ser adaptado por meio de aplicativos de geolocalização, validação biométrica ou reconhecimento facial.

A tecnologia da nuvem para arquivos é outra grande aliada na pandemia. Com ela podemos acessar documentos usando qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, possibilitando o compartilhamento de arquivos e o gerenciamento de tarefas, entre outras atividades cotidianas como o envio de atestados médicos, por exemplo.

 

Mudanças no recrutamento e seleção

Os processos seletivos ficaram mais ágeis com o uso da tecnologia durante o home office. Aplicativos de videoconferências, por exemplo, podem ser usados para a realização de entrevistas virtuais, sem a necessidade de contato pessoal.

Algumas plataformas permitem a aplicação de testes em todas as etapas, possibilitando um recrutamento 100% online. Até mesmo o envio de documentos pessoais para a admissão pode ser feito virtualmente, facilitando o processo e eliminando burocracias.

 

Aumento de demissões

Com a crise, muitas pessoas precisaram ser dispensadas para equilibrar as contas, já que diversas empresas sofreram com a redução de vendas, congelamento de contratos e perda de clientes. Esse foi um dos maiores impactos da COVID no RH, já que o setor é responsável por decidir quem será cortado e conduzir os processos de desligamento.

Os efeitos podem ser vistos em números. Segundo o Ministério da Economia, mais de 1,5 milhão de trabalhadores formais foram demitidos no Brasil entre março e abril de 2020, os dois primeiros meses da pandemia no país. É um aumento em demissões de 31% em relação ao mesmo período no ano anterior.

 

Importância dos feedbacks

Neste momento de distanciamento, os feedbacks são ainda mais importantes para o colaborador sentir que o seu trabalho é visto e reconhecido. Além disso, é uma forma interessante de aproximar os líderes de suas equipes e fazer o RH ser lembrado por todos na empresa.

Por isso, não abra mão dos feedbacks estruturados durante a pandemia. Pelo contrário, faça o possível para adaptá-los à essa nova realidade e torná-los uma ferramenta útil para a avaliação de desempenho e aumento de produtividade dos funcionários.

 

Mais do que implementar ferramentas para otimizar a gestão de pessoas, foi preciso evoluir a forma de pensar para acompanhar essas transformações. E esse se tornou o grande desafio do RH diante desse novo cenário.

Compartilhar

GO2B

Soluções personalizadas que trabalham para o seu negócio

Entre em contato!

Se interessou por um do nossos serviços ou ficou com alguma dúvida?

Contato