Blog

Gerenciamento de processos de negócio: por onde começar?

GO2B

Compartilhar

BPM ou Business Process Management (traduzido para o português como gerenciamento de Processos de Negócio) é uma metodologia onde o ponto principal é reunir informações sobre a forma como os processos estão sendo realizados dentro de uma empresa. 

 

Uma grande vantagem do mapeamento de processos, é trazer a clareza sobre como as atividades são distribuídas dentro da empresa. Assim, é possível descobrir quais são os gargalos e executar melhor as tarefas para entregar valor ao cliente.

 

Os mapeamentos ajudam a empresa a conhecer as demandas dos usuários, pensar em como desenvolver uma ideia, colocar o projeto em prática e a realizar os testes e toda documentação do jeito mais prático possível.

 

Com o BPM, é possível rastrear como cada atividade está sendo realizada e como elas estão sendo interligadas. O BPM não serve somente para o TI, mas também para todas as áreas da empresa.

 

O Business Process Management é muito usado para processos operacionais e financeiros, como planejamento e controle de orçamento. Nesses casos, ele é muito útil para melhorar a comunicação entre todas as áreas da empresa.

 

Com o BPM, os projetos tornam-se mais eficazes e os resultados podem ser atingidos mais facilmente. 

 

Veja alguns exemplos dessas otimizações de processo:

 

  • Automação de processos: muito utilizada no BPM, a facilidade no processamento de todas as informações é algo extremamente útil para a empresa.
    Um dos principais objetivos do BPM é melhorar a forma como o trabalho flui. Isso ajuda a automatizar o trabalho e integrá-lo entre setores, permitindo a quem participa daquele processo que aprove ou não as tarefas, faça comentários, sugestões, etc.
  • Delegação de tarefas com maior clareza: a divisão das atividades por setor ou por membros de uma equipe fica mapeada para todos que fazem parte daquele processo. Com isso, é possível saber claramente quem é o responsável por cada tarefa.
  • Produtividade: com as atividades bem divididas entre as equipes e a automatização de processos dentro da empresa, há um aumento da produtividade em geral. Isso ocorre porque existe uma redução de erros e de problemas com o fluxo de trabalho bem definido.
  • Controle de processos: com o BPM é possível ter um controle maior sobre o que está sendo executado e em quais atividades estão os gargalos. Os dados de tarefas são úteis para tomar decisões, melhorar o desempenho e decidir as melhores maneiras de se investir recursos e fazer possíveis mudanças no fluxo de trabalho, que podem beneficiar o processo.
  • Redução de custos: um dos principais motivos pelo qual o uso de BPM reduz custos é a automação de atividades, possibilitando ter clareza sobre quais pontos podem ter seus custos reduzidos.

 

Com todos esses benefícios, sua empresa tem tudo para crescer de forma organizada, eficiente e produtiva. Invista no gerenciamento de processos e vá cada vez mais longe em seus projetos.

Compartilhar

GO2B

Soluções personalizadas que trabalham para o seu negócio

Entre em contato!

Se interessou por um do nossos serviços ou ficou com alguma dúvida?

Contato