
As empresas de vendas precisam melhorar regularmente suas estratégias para conquistar novos clientes e otimizar seus resultados. Porém, para realizar esta operação corretamente, essas estratégias devem ser planejadas de acordo com o modelo de comercialização (vendas B2B ou B2C).
Ao contrário do que muitos acreditam, o modelo de vendas B2B requer uma atenção que não existe no modelo B2C, portanto, é necessário estar atento a eles para promover os clientes potenciais e fidelizar esses clientes.
O que são vendas B2B?
Os produtos e serviços business-to-business (B2B) são vendidos de empresa para outras empresas. Portanto, em vez de vender diretamente aos consumidores finais (como vendas business-to-consumer (B2C), os vendedores fornecem produtos a clientes corporativos para revenda ou uso no próprio negócio.
Quer conhecer 5 maneiras de aumentar as vendas B2B da sua empresa? Então veja a seguir:
Conhecer bem o produto é essencial para aumentar as vendas, isso ajuda a convencer os clientes da qualidade das soluções ou serviços prestados. Além disso, é necessária a qualificação dos profissionais que atendem diretamente os clientes, inclusive oferecendo treinamentos, para que possam disseminar com clareza os conhecimentos adquiridos.
Uma análise resumida dos clientes ideais da empresa pode não apenas ajudar a lidar melhor com as objeções no processo de vendas, mas também facilitar a busca de clientes potenciais e o processamento de leads qualificados.
Para isso, é necessário entender quais são as principais dores e necessidades das empresas que buscam o tipo de produto que sua empresa oferece, como suas expectativas para a solução, quanto pretende gastar, quais diferenças busca entre os fornecedores, etc.
Como o ciclo de vendas B2B é mais longo, a empresa deve focar em estabelecer um relacionamento forte com o cliente e nunca acelerar esse processo, já que o cliente pode se sentir pressionado. Portanto, é preciso gerar credibilidade e manter um acompanhamento constante com os potenciais clientes enquanto eles tomam sua decisão. Uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento — como o CRM — pode ajudar nesse processo.
É preciso apresentar uma boa relação custo-benefício para se destacar em meio à concorrência. Deixe bem claro que o produto oferecido realmente vale o preço cobrado, por meio do esclarecimento dos benefícios que ele traz a curto, médio e longo prazo.
Para facilitar o processo, a empresa deve criar uma proposta comercial clara para que o cliente entenda realmente do que se trata a solução. Assim, ele terá ainda mais segurança na hora de fazer a escolha de uma parceria.
É muito importante investir nas mídias certas. O marketing de conteúdo, por exemplo, ajuda a empresa a educar seus clientes sobre os produtos e serviços oferecidos, e também na prospecção de novos clientes.
Existem várias formas de alcançar o público certo e aumentar as vendas B2B, principalmente gerando credibilidade para a empresa. O processo de vendas B2B pode ser mais demorado, mas vai valer a pena o esforço. E com a estratégia certa, sua empresa tem tudo para ir cada vez mais longe.
Soluções personalizadas que trabalham para o seu negócio
Sim, a positivação pode ser um bom KPI para te ajudar neste ano!
Merchandising: o que ela traz de resultados em 2021?
Como o decreto de terceirização pode revolucionar sua empresa
Flexibilidade nas relações de trabalho: colocando em prática
Diversidade: Por que você precisa ir além de campanhas e começar a contratar pessoas
Lei do temporário: Como pode ajudar as empresas