Blog

Diversidade: Por que você precisa ir além de campanhas e começar a contratar pessoas

GO2B

Compartilhar

Promover a inclusão de pessoas diferentes no mesmo contexto é uma vantagem estratégica para as empresas. Uma organização com uma equipe diversificada consegue obter vários pontos de vista sobre diversos assuntos e criar soluções para públicos distintos com maior assertividade.

 

O cenário no mercado de trabalho está mudando aos poucos, mas a diversidade ainda não é realidade na maioria das empresas. Segundo o IBGE, a população negra do Brasil corresponde a 54,9% do total, mas apenas 4,7% deles estão no quadro executivo das organizações. Segundo os dados, também temos cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs) no Brasil, mas somente 0,84% estão incluídos formalmente no mercado de trabalho.

 

Quem investe em inclusão acaba se tornando mais relevante e competitivo no mercado de trabalho.

 

Quais são as vantagens da diversidade em uma empresa?

Promover a inclusão no mundo corporativo é demonstrar a compreensão da importância do respeito e da valorização das diferenças, concordando que cada ser humano é único e tem habilidades que podem ser valorizadas. 

 

Uma empresa conhecida por apoiar a diversidade tem maiores chances com os talentos vindos de diversas partes, que passam a reconhecer o papel importante da empresa na mudança do cenário trabalhista e se identificam com o compromisso da marca.

 

Um ambiente respeitoso e diverso favorece o clima interno e ajuda as empresas na retenção de talentos, deixando os colaboradores mais satisfeitos, reduzindo as chances de conflitos e mantendo a produtividade e a eficiência em alta. 

 

Pessoas com origens, crenças, etnias, orientações sexuais e classes sociais diferentes trazem culturas diferentes e conhecimentos únicos. A visão do mundo apresentada por pessoas diferentes amplia o conhecimento e mostra para a empresa um novo olhar para tudo.

 

Com esse olhar de um novo mundo, o desenvolvimento de produtos mais criativos e inovadores, passa a ser mais frequente, destacando a empresa diante de um mercado “tradicional”.

 

Como promover a diversidade da melhor forma?

 

Recrutamento inteligente

O olhar do recrutador deve estar atento para novos horizontes, para captar as melhores escolhas para a empresa, analisando primeiramente o que a pessoa traz de bagagem que possa somar.

 

Uma boa forma de começar a implementar isso é fazer um recrutamento às cegas, com currículos sem fotos, sem descrições de etnias, somente o conteúdo e especialidades do candidato. 

 

Pergunte ao candidato se ele está disposto a conviver com pessoas diferentes, culturas diferentes e sinta como ele reage a isso.

 

Respeito e inclusão no dia a dia

Não basta contratar profissionais de diferentes origens: é preciso saber como tornar as pessoas tolerantes e estimular o respeito mútuo entre elas. Os resultados e as habilidades dos profissionais devem ser avaliados na íntegra. Da mesma forma, sem favorecimentos, tudo deve ser igual para todos.

 

Piadas sobre sotaque, orientação sexual, cor da pele, crenças religiosas e outros tópicos delicados devem ser proibidos no local de trabalho. Embora esse tipo de piada seja considerada inofensiva para quem a pratica, é extremamente degradante para quem é objeto de comentários. 

 

Nesse caso, o líder e a área de recursos humanos devem ter um diálogo franco com o agressor e deixar claro que a empresa não tolera tal comportamento, podendo tomar medidas drásticas se a situação voltar a acontecer.

 

Atenção à estrutura

Curiosamente, a estrutura da organização é um espelho de seu público. Por exemplo, em uma empresa onde 70% dos consumidores são mulheres, faz mais sentido que mulheres ocupem cargos de liderança do que homens. Além da igualdade de gênero, esta também é uma questão estratégica.

 

Criação de uma estrutura de comunicação interna

A criação ou intensificação de canais de comunicação interna para a resolução de problemas específicos, como os relacionados à diversidade, é fundamental para a disseminação das ideias e valores de uma cultura da diversidade dentro da empresa.

 

Reforço do trabalho com as lideranças

Saber lidar com as diferenças e transmitir essa sabedoria à equipe é uma das funções do líder. Portanto, o processo de criação de uma cultura da diversidade nas empresas deve começar com elas. 

 

Os líderes podem trabalhar com comitês para aprender como incentivar e promover a tolerância e o respeito pela diversidade no local de trabalho. Promover a diversidade também é uma tarefa educacional.

 

Por isso, treine com líderes e equipes os temas relacionados aos diferentes tipos de diversidade e incentive os líderes a colaborar no processo

Compartilhar

GO2B

Soluções personalizadas que trabalham para o seu negócio

Entre em contato!

Se interessou por um do nossos serviços ou ficou com alguma dúvida?

Contato