Blog

Como sua empresa pode se comunicar com as gerações mais jovens?

GO2B

Compartilhar

O mundo está dominado pela juventude cheia de sonhos e expectativas profissionais cada vez mais altas. E isso deve, sim, ser visto como algo muito positivo, já que as novas gerações já nasceram neste cenário de mudanças que acontecem em velocidade máxima, trazendo novidades e desafios às empresas todos os dias.

 

É comum observarmos jovens que iniciam suas carreiras profissionais mais cedo, movidos pelo convívio com pessoas mais experientes. Esses jovens têm mais facilidade para se posicionarem, e expressam suas ideias e opiniões com confiança e naturalidade.

 

O que estamos vivendo atualmente é algo inédito na história do mercado de trabalho: várias gerações atuando juntas, dividindo opiniões, tarefas e responsabilidades. E essa relação tende a ser muito benéfica para as empresas, já que essa mistura possibilita aproveitar a experiência de vida dos mais velhos com as inspirações e energia da juventude.

 

Diante dessa realidade, se destaca o líder que sabe lidar e tirar proveito desse estado conhecido como conflito de gerações no ambiente de trabalho. É preciso ter muito “jogo de cintura” para liderar, treinar e desenvolver essas pessoas, tornando-as parte de um mesmo time em busca dos melhores resultados para a organização.

 

Veja, então, algumas dicas para a sua empresa conseguir se comunicar melhor com esse público:

 

  • Crie um canal aberto para o diálogo:
    As novas gerações não se sentem à vontade para seguir regras, tendendo a questionar e propor soluções. Assim, a empresa que se mostra a favor do diálogo, cria um ambiente propício para a troca de ideias, pode transformá-las em projetos práticos;

 

  • Contorne os estereótipos:
    Estamos acostumados a acreditar que os “Baby Boomers” não sabem nada sobre tecnologia e são avessos a novidades, e que os “Millennials” são imaturos e não comprometidos com o trabalho.
    Quando encaramos dessa forma, a tendência é tratarmos essas gerações como grupos diferentes, promovendo exatamente o oposto do que é esperado para o crescimento de uma empresa, separando as pessoas.
    O desafio da liderança, neste cenário, é incentivar a convivência sadia, demonstrando que esses perfis podem se completar e se ajudar mutuamente. Ou seja, nada de evidenciar esses estereótipos.

 

  • Deixe claro quais são as expectativas:
    Como cada geração tem uma ideia de sucesso diferente da outra, pode ser que, para alguns, a competência seja medida por uma atividade entregue antes do prazo, enquanto outros não vêem problemas em levar trabalho para fazer em casa, desde que estejam felizes.
    Para que todos entendam o objetivo da organização, exponha as expectativas de maneira clara e objetiva quais são as reais expectativas da empresa. Além de obter melhores resultados, isso facilita o equilíbrio e a convivência entre os profissionais e, consequentemente, a entrega de melhores resultados.

 

As novas gerações têm o poder de alterar a história de uma organização, especialmente se aproveitarem a experiência das gerações mais antigas como base de seu aprendizado. Esse é o momento das empresas saberem aproveitar todo esse potencial para se destacarem e se tornarem mais competitivas.

 

Aproveite a dica e seja uma delas!

Compartilhar

GO2B

Soluções personalizadas que trabalham para o seu negócio

Entre em contato!

Se interessou por um do nossos serviços ou ficou com alguma dúvida?

Contato