Blog

BPM: O que é? Entenda como o gerenciamento de processos de negócios pode te ajudar 

GO2B

Compartilhar

BPM é a sigla em inglês para Business Process Management, que conhecemos como Gestão de Processos de Negócio ou Gerenciamento de Processos de Negócios. Trata-se de uma disciplina gerencial que propõe as melhores práticas na forma de gerir a empresa.

 

O objetivo aqui é atuar com foco na otimização dos processos, garantindo que as empresas tenham todas as suas “peças” e sistemas trabalhando em conjunto, com colaboradores, setores, equipamentos e recursos operando de forma sincronizada para garantir um bom desempenho.

 

Na Gestão de Processos, a ideia é mapear como os processos são realizados e quais são os gargalos que podem causar atrasos, falhas e desperdícios, bem como encontrar formas de solucioná-los. Tudo isso é feito com a utilização de tecnologias e ferramentas que ajudam os gestores a visualizarem mais claramente todos os processos da empresa, para otimizarem os resultados no dia a dia. 

Trata-se de unificar a gestão empresarial com a tecnologia, deixando o gerenciamento mais flexível, possibilitando uma visão mais ampla da empresa antes do momento da tomada de decisão.

Veja, a seguir, qual o papel desse conjunto de práticas e quais são os benefícios que sua empresa pode ter com o BPM:

 

Melhoria contínua

O principal objetivo do BPM é auxiliar na melhoria contínua dos processos, por meio de uma rotina de monitoramento, mapeamento e controle de todas as atividades que precisam ser desenvolvidas dentro da organização, inclusive processos ligados à rotina da empresa e os procedimentos que servem para tomar decisões estratégicas a curto e longo prazo.

 

Mais transparência nos processos

A metodologia BPM não beneficia somente os gestores, mas todos os colaboradores, uma vez que a transparência ajuda cada colaborador a entender suas atribuições e sua importância dentro do processo, executando suas tarefas com mais qualidade e atenção.

 

Automação e agilidade

Quando se entende como funcionam os processos e se define os objetivos de crescimento da organização, é possível identificar quais são os processos que não precisam ser executados manualmente. Isso possibilita a automação de diversas tarefas, para que o capital humano possa se concentrar em atividades mais relevantes, executando-as de forma mais rápida e eficiente.

 

Maior assertividade

Com o BPM os relatórios e indicadores de desempenho, que guiam as tomadas de decisões, são analisados com mais profundidade, tornando possível alcançar resultados mais assertivos, já que são esses indicadores que guiam as tomadas de decisões. 

A identificação dos pontos fortes e dos que ainda podem ser melhorados em cada etapa é um dos objetivos da metodologia BPM.

 

Mais produtividade e menos custos

Com a transparência dos processos e maior controle e automação, a produtividade da empresa só tem a crescer, já que as barreiras que prejudicam a agilidade são eliminadas, deixando todas as etapas mais eficientes e reduzindo os custos para a empresa.

 

O conceito de BPM engloba uma série de boas práticas de gestão, que visam a constante melhoria dos processos e garantem, inclusive, maior segurança da informação, uma vez que a automação permite saber para quem ela é transmitida.

Se você busca uma fórmula para eliminar tudo o que atrapalha o crescimento e a produtividade nos negócios, saiba que, com a gestão de processos, sua empresa só tem a ganhar. 

Compartilhar

GO2B

Soluções personalizadas que trabalham para o seu negócio

Entre em contato!

Se interessou por um do nossos serviços ou ficou com alguma dúvida?

Contato